
II

Media e Direitos Humanos

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   67 25/05/2015   17:29:22



5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   68 25/05/2015   17:29:22



5

Imprensa e Direitos Humanos:  
O Caso de Dois Jornais Angolanos

Gilson Lázaro

Introdução 

Este artigo analisa o papel desempenhado pela imprensa no que se refere aos 
direitos humanos em Angola. Propõe-se assim, para o caso vertente comparar as 
ocorrências de informações sobre violações dos direitos humanos no ‘Jornal de 
Angola’ e no ’Semanário Angolense’. Para o efeito, metodologicamente fez-se a 
recolha dos jornais nos respectivos arquivos e a consequente selecção dos textos 
mais adequados à pesquisa, partindo fundamentalmente de três factores: 

O primeiro, por se tratar do único diário público ‘Jornal de Angola’ e pela abran-
gência que tem a nível nacional, tendo sido a escola de muitos jornalistas ango-
lanos do sector privado. O segundo, do jornal privado ‘Semanário Angolense’, 
deriva do contexto pelo qual se caracteriza o surgimento da pluralização da im-
prensa, ainda que formal, durante a segunda metade dos anos 90 e de ter resistido 
aos momentos de crise e transformação do jornalismo angolano; o terceiro tem a 
ver com o fato do jornal privado, contrariamente ao público, estar virado para o 
jornalismo que articula análise social e opinativa, e consegue reunir uma diversi-
dade de actores angolanos, bem como a circulação no meio urbano.

Ocorre, porém, que se restringiu ao máximo possível a selecção dos dois jornais 
com relativa diferença em termos de publicação e alcance, sobretudo devido ao 
extenso volume dos arquivos do diário público. Seleccionaram-se assim dois dias 
da semana entre segunda e sexta para o diário e os sábados para o semanário 
publicado precisamente nos finais de semana. Há ainda que referir a limitação 
constatada no acesso aos arquivos das duas publicações (pública e privada) 
cujas instalações se encontravam encerradas para restauração, no caso do jornal 

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   69 25/05/2015   17:29:22



A Ciência ao Serviço do Desenvolvimento?70    

público, ao passo que os arquivos do jornal privado se encontravam dispersos, o 
que tornou mais difícil a pesquisa.   Em função do material escolhido, fez-se um 
recorte bianual correspondendo aos anos de 2008 a 2009.  

A parte da análise que se segue está dividida em duas seções, sendo a primeira 
dedicada à contextualização do jornalismo em Angola, o surgimento das matérias 
de direitos humanos no diário público ‘Jornal de Angola’ nos aspectos quantitativo e 
qualitativo, e a segunda seção versa sobre a análise quantitativa seguida da qualitativa 
quanto às matérias do ‘Semanário Angolense’. 

Finaliza-se a comunicação com uma breve nota comparativa entre a 
produção dos dois jornais durante o biénio 2008-2009, destacando-se dois casos 
mediáticos.  

A Imprensa no Partido Único

A independência do país foi proclamada em duas velocidades – em Luanda e no 
Huambo – debaixo de fortes combates internos, que opunha os três movimentos 
de libertação nacional (Frente Nacional de Libertação de Angola – FNLA; 
Movimento Popular de Libertação e Angola – MPLA; e União Nacional para 
a Independência Total de Angola – UNITA). O Estado que daí resultou, sob o 
signo da violência, implementou um tipo de ‘jornalismo de Estado’ cujo controlo 
efectivamente ideológico tinha predominância sob a prática profissional.  

A ética e a prática jornalísticas foram, no pós-independência, substituídas 
pela lógica ideológica decorrente do modelo de partido-Estado de inspiração 
Marxista-Leninista (Mateus 2004). Posteriormente, as clivagens internas entre as 
forças políticas angolanas minaram a comunicação social em nome da guerra que 
fraturou decisivamente o tecido social, onde era visível o engajamento político 
dos órgãos públicos (televisão, rádio, jornal e agência de notícias) por um lado, 
e, por outro, como modo de ‘sobrevivência informativa’, a rebelião armada, 
protagonizada pela UNITA, criou a sua própria comunicação social, baseada 
na VOGARN (Voz de Resistência do Galo Negro) – monitorizada desde 4 de 
Janeiro de 1979 pela ‘British Broadcasting Corporation’ – BBC e, posteriormente, 
em 1983 pela ‘Foreign Broadcast Information Service’ (FBIS), onde as matérias 
eram produzidas pela Agencia de Inteligência Americana (CIA), com o apoio da 
‘South African Broadcasting Corporation’ SABC e a ‘Radio South Africa’ (RSA), 
a Agence France Press (AFP) e a Agência Portuguesa de Notícias. Para além da 
VORGAN, a UNITA contava igualmente com a Agência de notícias ‘Kwacha 
UNITA Press’ e o jornal de circulação restrita ‘Terra Angolana’ (este impresso a 
partir de Lisboa, Portugal), ao serviço da propaganda deste partido.

A esse respeito em particular, Elaine Windrich (1992 2000) retrata como a 
guerra civil de Angola foi compreendida a partir da imprensa norte-americana. A 
autora demonstra como os editoriais dos principais jornais americanos encaravam 
a guerra que acontecia em Angola, na maior parte das vezes dando grande ênfase 

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   70 25/05/2015   17:29:22



Lázaro: Imprensa e Direitos Humanos 71    

à guerrilha protagonizada pela UNITA durante a década de 80 e a seguir à visita 
de Jonas Savimbi aos Estados Unidos da América, onde foi recebido primeiro 
em Janeiro de 1986 e depois em 1990 respectivamente pelos presidentes Ronald 
Reagan e George Bush. Ou seja, desde 1987 até sensivelmente 1990 a imprensa 
norte-americana virou-se para a cobertura da guerra em Angola com um certo 
favoritismo à propaganda política da UNITA. Em suma, esta autora defende 
que a imprensa norte-americana deu visibilidade à guerra em Angola sobretudo 
perante o apoio explícito das duas administrações americanas, a de Reagan e 
a de Bush, visando potenciar a guerrilha de Savimbi contra a suposta ‘ameaça 
comunista’ do MPLA. 

A guerra que eclodiu como consequência directa da situação de confronto entre 
os movimentos de libertação teve, com efeito, fortes repercussões na imprensa 
nacional e, sobretudo internacional, quando o país passou a ser visto a partir dos 
meios de comunicação, afectando decisivamente a sua imagem.  A guerra civil 
teve, portanto, consequências gravosas não somente em termos infraestruturais e 
do tecido humano como também influenciou o modus operandi do jornalismo 
praticado nos dias de hoje.   

No início dos anos 1990, a mudança do sistema político de partido único 
coincidiu ‘com o chamado processo de transição para a democracia em África 
que também correspondeu, estando Angola em guerra, a um processo de 
pacificação como resultado dos Acordos de Bicesse de 1991 e a realização das 
primeiras eleições gerais, cujo desfecho se prolongou até aos Acordos de Lusaka, 
ainda na primeira metade da década de 90. Este momento político pressupunha 
‘quatro transições encetadas: da guerra para a paz; da economia centralizada para 
a economia de mercado, do partido único ao multipartidarismo e da miséria ao 
desenvolvimento’ (Pestana 2005:198). A lei Constitucional de 1992 consagrou 
amplas liberdades aos cidadãos angolanos, designadamente a liberdade de criação 
de partidos políticos, a liberdade de manifestação, a liberdade de expressão e de 
imprensa, incluindo a criação de novos títulos. Contudo, ‘os conflitos despontados 
limitaram seriamente as liberdades conquistadas durante a transição democrática 
em alguns países africanos’ (Nyamnjoh 2005) incluindo Angola. 

Nessa época houve uma tentativa arrojada de despolarização da imprensa, 
de modo genérico, quer dos órgãos públicos sob controlo do governo, quer 
dos meios de comunicação da UNITA, caso em concreto da VORGAN. Tal 
processo permitiu a criação de um quadro legal que possibilitou a circulação dos 
jornais ‘Terra Angolana’ da UNITA e do ‘EME’, este último jornal do MPLA 
de publicação restrita, e a projecção da rádio da UNITA em onda média para 
Luanda e arredores. 

Estava assim, criado um quadro jurídico-legal que permitiu igualmente o 
surgimento das primeiras publicações independentes ou privadas (Neto 2004). 
Trata-se, no essencial, dos jornais ‘O Correio da Semana’ (1992), ‘Imparcial FAX’ 

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   71 25/05/2015   17:29:22



A Ciência ao Serviço do Desenvolvimento?72    

e ‘Comércio e Atualidade’ (1994), ’Folha 8’, (1995), ‘Agora’ e ‘Angolense’ (1997) e 
o ‘Independente’ (1999) (Lima 2000; Carvalho 2010), numa luta constante para 
se manterem as tiragens e diversificar as informações. A guerra civil que vigorou 
durante toda a década de 90 dominou parte das abordagens dos jornais angolanos, 
em que o diário público, ‘Jornal de Angola’, privilegiava a salvaguarda das instituições 
do Estado, ao passo que os jornais independentes, como o ‘Folha 8’ (1995) e o 
‘Angolense’ (1997) procuravam denunciar as violações durante o conflito. A guerra 
civil e as violações foram a tónica dominante das abordagens da imprensa escrita em 
Angola. A segunda metade dos anos 90 foi determinante para a afirmação da liberdade 
de imprensa, pois, o vigor dos jornalistas que saíam de uma cultura autoritária, que 
tinha um controlo amplo sobre os meios de comunicação, fez-se notável quando 
passaram a exercer um tipo de jornalismo de pressão política e social.    

Provavelmente, esse modelo de se fazer jornalismo se deve ao fato dos jornais 
privados serem vistos como espaços alternativos para o exercício da cidadania, e 
para abordagem de assuntos sociais postos à margem pelos órgãos estatais.  Um 
dos primeiros casos de impacto político imediato no âmbito da imprensa privada 
praticada em Angola aconteceu em 1999 com a publicação de um texto bastante 
crítico à política presidencial, intitulado: 

‘O Báton da ditadura’1 As reacções do poder político não se fizeram esperar, resul-
tando na detenção do articulista, acrescendo-se-lhe a instauração de um processo 
judicial.  A pressão da imprensa fez com que o Presidente da República desvalo-
rizasse publicamente os papéis desempenhados pelos jornais privados que se pu-
blicavam em Luanda. Em reacção a isso, os jornalistas manifestaram repúdio e 
consideraram os referidos pronunciamentos desencorajadores para o trabalho que 
esta classe tem  prestado à sociedade.

No decurso do ano 2000 a imprensa nacional foi dando maior atenção às 
transformações políticas e socioeconómicas. No que respeita aos direitos humanos 
deu-se primazia às violações dos direitos políticos e cívicos por parte das instituições 
do Estado. O fim da guerra civil, em 2002, marcou de forma profunda a mudança 
de abordagem da imprensa angolana e impôs, de igual modo, maiores exigências 
no que respeita à liberdade de expressão e ao direito à informação. A liberdade de 
imprensa, concomitantemente à segurança profissional dos jornalistas, foi muitas 
vezes posta em causa com casos de prisões, que envolveram processos judiciais fruto 
das matérias veiculadas (Neto 2004) consideradas nocivas, caluniosas e violadoras 
dos direitos à privacidade. O Caso do jornalista Rafael Marques não foi nem o 
primeiro nem o segundo, pois durante a primeira metade dos anos 90 registaram-
se na história do jornalismo angolano outros casos de intimidações e processos 
judiciários contra jornalistas2 movidos por individualidades governamentais, 
acusando-os de difamação, calúnia e atentado à privacidade. Já na primeira década 
de 2000, o jornalista e director do ‘Semanário Angolense’, Graça Campos, foi 
chamado a depor em tribunal por causa de uma matéria do jornal que apresentava 

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   72 25/05/2015   17:29:22



Lázaro: Imprensa e Direitos Humanos 73    

publicamente uma lista de nomes dos governantes e empresários nacionais próximos 
ao partido no poder que tinham acumulado uma riqueza não correspondente às 
condições do país.  Esta matéria abriu o debate nacional sobre o enriquecimento 
ilícito em Angola e a dimensão da corrupção. Era a primeira vez que se tratava do 
assunto publicamente. O caso ficou conhecido como ‘Os Nossos Milionários’, uma 
matéria de 18 de Julho de 2003, cujo impacto político e social só se compara com 
o artigo ‘O Báton da Ditadura’ de Rafael Marques, de 1999. Ambos ‘mexeram’ 
fortemente com as várias vozes e sensibilidades da sociedade angolana. 

A despeito da diversidade de jornais privados, a liberdade de imprensa tem-
se confrontado com muitos constrangimentos, desde a conformidade da lei de 
imprensa – com a Constituição de 2010 –, passando pelas denúncias de violação 
dos direitos dos cidadãos, em alguns casos, como referido mais acima, culminando 
em perseguições e pressão política de que os próprios jornalistas são alvo. Como 
exemplo concreto da importância da imprensa escrita angolana, no dia 26 de Julho 
de 2008, o jornal ‘Semanário Angolense’ noticiou em primeira página a morte de 8 
jovens, alegados marginais, por indivíduos afectos à polícia nacional, no Sambizanga, 
zona periférica de Luanda. Este episódio levou à instauração de um processo contra 
os indivíduos afectos à polícia nacional, o que tem encorajado a imprensa angolana, 
particularmente o jornal ‘Semanário Angolense’, a fazer um acompanhamento do 
caso junto da polícia, do tribunal de Luanda e das famílias das vítimas.  

Direitos Humanos No ‘Jornal de Angola’

O formato actual do ‘Jornal de Angola’ é diametralmente oposto ao do período colonial, 
embora se mantenha nas mesmas instalações que sofreram algumas remodelações. Com 
a sua origem no jornal ‘Província de Angola’, este órgão de informação tinha já assumido 
o nome que hoje ostenta, ‘Jornal de Angola’, no ano anterior à independência nacional, 
em Novembro de 1975, passando já nessa altura à tutoria governamental. O ‘Estado 
Revolucionário’ ora instaurado manteve o monopólio deste jornal e a sua refundação 
ficou então sob a tutela do Ministério da Informação e no ‘período democrático’ sob a 
tutela do então Ministério da Comunicação Social (Hodges 2002). Nessa fase cessaram 
igualmente actividades outros jornais e revistas, tais como: 

o ‘Comércio ABC’, ‘Notícia’ e a ‘Semana Ilustrada’, em Luanda, e desapareceram 
os poucos jornais editados nas províncias, entre eles, ‘O Planalto’, publicado no 
Huambo. ‘O Diário de Luanda’ após uma breve interrupção regressa às ruas da 
capital como jornal vespertino, cessando a sua publicação em Maio de 1977, 
depois de a sua linha editorial ter sido conotada com o ‘Fraccionismo’, uma cisão 
do partido no poder, MPLA, em Luanda (27 de Maio de 1977).

A partir de 1990, quando se deu a chamada democratização do país, sem 
necessariamente se ter constatado uma alteração radical do cenário político 
nacional, houve uma certa abertura para as liberdades políticas, económicas e 
sociais. Nesta altura, começaram a surgir pequenas iniciativas de publicações 

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   73 25/05/2015   17:29:22



A Ciência ao Serviço do Desenvolvimento?74    

autónomas do Estado. Do ‘Jornal de Angola’ desprenderam-se duas sucursais 
confiadas a jornalistas transferidos do próprio diário público. Em 1997 o ‘Jornal 
de Angola’ era o único que se publicava no país e não conseguiu alcançar os 10. 
000 exemplares. Esta situação serve para ilustrar as dificuldades com as quais 
o jornal, ainda hoje, se depara para atingir a totalidade do país não obstante 
apresentar-se com âmbito nacional.  

Provavelmente foi nessa fase que se começaram a registar alterações, ainda que 
não substanciais, na estrutura editorial do jornal, onde as questões de direitos 
humanos estavam relegadas à seção ‘Sociedade’ que veiculava informações 
relacionadas com a guerra entre as forças militares beligerantes. Os acontecimentos 
do quotidiano angolano ainda ocupavam curtos espaços no diário público.   Em 
certa medida, a abordagem do ‘Jornal de Angola’, quanto aos direitos humanos, 
deve ser tida em conta no contexto do conflito, embora se possa verificar que o 
jornal mantinha a mesma linha editorial comprometida com a política interna 
do partido no poder, em Angola. As críticas que lhe são feitas, quanto à sua 
linha editorial, prendem-se com uma resistência da direcção em se abrir aos vários 
segmentos sociais da sociedade angolana, pois primava pelo modelo de ‘Boletim 
Oficial’ devido à preocupação em retratar quase que exclusivamente informações 
oficiais, e ignorar claramente as outras sensibilidades e acontecimentos sociais. O 
‘Jornal de Angola’ tem sido acusado de permanecer insistentemente virado para o 
passado, mostrando fidelidade ao governo. 

Independentemente das transformações que ocorreram no jornalismo angolano, 
a direcção do diário público, ao que tudo indica, continua mentalmente no passado e, 
vezes sem conta, utiliza o jornal para confrontar directamente as opiniões contrárias 
às opções governamentais, mesmo diante de evidências.   Mantém pois posições 
irredutíveis às críticas das organizações civis e de partidos políticos angolanos 
quanto à abertura ao debate público plural e abrangente no interior do jornal. O 
jornal tem sido, também, muito criticado pela postura pouco ética e profissional, 
pois utiliza o espaço de utilidade pública para a publicação de artigos com nomes 
de articulistas falsos, e quando muito, desfere ataques às oposições políticas sem 
permitir o contraditório, violando assim, um dos seus pressupostos básicos. Apesar 
desse fato, o jornal ainda continua a ser considerado como o principal veículo de 
informação de abrangência nacional, não obstante as limitações verificadas na 
distribuição pelas províncias do país e lugares mais recônditos. 

Actualmente o ‘Jornal de Angola’ é gerido por um conselho de administração, 
na categoria de empresa pública denominada ‘Edições Novembro’, e conta com 
uma página electrónica (www.jornaldeangola.sapo.ao) e mais dois suplementos 
(Desporto e Economia) com relativa autonomia editorial; a direcção de cada 
suplemento envolve equipas de jornalistas seniores que se dizem convencidos que 
o diário é ainda considerado pelo público-leitor nacional, e goza de credibilidade 
nacional e internacional.

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   74 25/05/2015   17:29:22



Lázaro: Imprensa e Direitos Humanos 75    

Direitos humanos em foco

Tendo em conta o exposto mais acima quanto à periodicidade da publicação 
em análise, as informações tratam apenas dos casos verificados entre Segunda 
e Sexta-feira do biénio (2008-2009).  

No decurso do ano de 1990 começa-se a constatar uma certa mudança de 
abordagem do jornal com a publicação da rubrica ‘Perspectiva’, pois a mesma 
visava reflectir sobre os mais variados assuntos do país. Neste mesmo ano é possível 
também constatar a publicação de curtas matérias que davam conta de violações 
de cidadãos, mas sem grande cobertura da imprensa pública. Eis alguns poucos 
exemplos de violações dos Direitos Humanos:

‘Espancado por causa de 40 Novos Kwanzas’: 2/10/1990

‘16 anos de prisão por matar o marido’:13/10/1990

‘Morto por roubar 40 Novos Kwanzas’: 14/10/1990

Dois anos mais tarde, um editorial do ‘Jornal de Angola’, de Abril de 1992, 
intitulado ‘Violência no lar’, sugere fortemente que a violência doméstica estava 
a aumentar e tinha resultado na morte de algumas mulheres, embora o artigo não 
estabelecesse uma relação entre o período pós-conflito e o aumento da violência 
doméstica já mencionada (Comerford 2005:190). Passados dez anos, o mesmo 
‘Jornal de Angola’ voltou a reportar ‘uma estatística de cerca de 1772 casos durante 
os primeiros seis meses de 2002, em Cazenga, o bairro mais populoso de Luanda’ 
(Comerford 2005:223). Estava-se a reconhecer que depois da guerra, a violência 
doméstica era efectivamente registada dentro dos lares, ou seja, que a violência tinha 
deixado de estar nas ruas e passado imediatamente para as casas das pessoas.

Segundo Comerford, os relatórios que avaliavam a situação dos direitos 
humanos em Angola geralmente incomodavam o leitor, acusando tanto a UNITA 
como o governo angolano da ocorrência de violações. Por exemplo, o relatório de 
2000 da Human Rights Watch sobre Angola dizia: ‘houve pouco sinal de maior 
respeito pelos direitos humanos já que continuavam as violações das leis de guerra 
pelas quais esse conflito tem sido notório’ (Human Rights Watch 2005:136). 
Tanto o governo como os rebeldes tinham sido responsáveis por essas violações. A 
resposta do governo angolano às acusações de violações dos direitos humanos foi 
frequentemente de frustração, já que as organizações que alegavam as violações 
raramente tinham acesso às áreas controladas pela UNITA. Em muitas ocasiões 
a resposta do governo para essas organizações foi de ligar a sua mensagem 
directamente à UNITA.  Além de destacarem a extensão de violações dos direitos 
humanos em Angola, esses relatórios serviam também para sublinhar o contexto 

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   75 25/05/2015   17:29:22



A Ciência ao Serviço do Desenvolvimento?76    

difícil no meio do qual funcionavam as organizações da sociedade civil (Human 
Rights Watch 2005:148).

Análise do ‘Jornal de Angola’

Apresentar-se-ão aqui alguns aspectos da análise feita sobre os artigos do jornal 
em questão, com referência ao biénio 2008-2009. A primeira parte será de tipo 
quantitativo, a segunda mais qualitativa.

A tabela 1 que se segue, é ilustrativa quer dos temas reportados quer do número 
de artigos publicados sobre os mesmos:

Tabela 1: Temas relativos à violação dos DH abordados pelo jornal (2008-2009)

Assunto Nr. Artigos

Violação nas Cadeias 5

Violência no lar 15

Homicídio 3

Na generalidade dos casos, é possível constatar um elevado número de artigos 
de tipo notícia em detrimento de outros géneros jornalísticos (reportagem e 
entrevista). Uma outra variável a considerar, para além dos géneros jornalísticos, 
tem que ver com a secção de ‘Sociedade’, espaço reservado para abordagem de 
questões sociais a nível do país, em curtas e breves informações por cada uma das 
diferentes províncias. Geralmente, o jornal aborda as questões relacionadas aos 
Direitos Humanos na seção ’Sociedade’, onde também trata os assuntos sociais.  
Do ponto de vista numérico, como já referido mais acima, o ‘Jornal de Angola’ 
utiliza o género notícia (32), reportagens (2) e entrevistas (2), bem como notas do 
editorial do jornal relacionadas com os Direitos Humanos (3).

Quanto ao número de páginas, é de assinalar que o jornal dedica duas ou três páginas 
à secção de ‘Sociedade’ subdividida em diferentes categorias de notícias e reportagens 
que, de uma forma geral, acabam por cobrir as várias províncias do país. Regra geral, 
o jornal veicula notícias em espaços bastantes curtos da secção ‘Sociedade’ e raramente 
uma página. Exceptua-se aqui o tratamento de um leque de reportagens de âmbito 
nacional. As informações aparecem muito condensadas nesta secção e desenvolvem-se 
em diferentes níveis, de acordo com o seu grau de importância.

A tabela 2 que se segue mais abaixo refere-se aos géneros jornalísticos por um 
lado, e, por outro, às fontes de informação utilizadas pelo ‘Jornal de Angola’, 
geralmente institucionais, como exposto mais acima. Os géneros usados são 
quantificados de acordo com o uso dado pelo referido jornal, de modo a ilustrar 
a pertinência que cada um assume no seu interior. 

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   76 25/05/2015   17:29:22



Lázaro: Imprensa e Direitos Humanos 77    

Tabela 2: Género e número de artigos comparados com as fontes utilizadas  
(2008-2009)

Género e número de
Artigos publicados 

Fonte usada
 

Notícia (27) 

Polícia Nacional (PN) (5); Instituto Nacional 
de Apoio a Criança (INAC) (5); Ministério da 
Família e Promoção da Mulher (MINFANU) 
(5) Direcções Provinciais da Família e Promoção 
da Mulher (DPMF) (5); Fórum das Mulheres 
Jornalistas; Secretaria de Estado para os Direitos 
Humanos (1); 7ª Comissão do Conselho dos DH, 
MINREX Ministério do Interior (5); Direcção 
nacional de Investigação Criminal (DNIC) (1)

Reportagem (2)
Procuradoria-Geral da República (PGR) e 
Secretaria de Estado para os Direitos Humanos

Entrevista (2) Juiz Presidente do Tribunal de Luanda

Editorial (3) Director e Subdirector

Os casos de violações dos direitos humanos nas páginas do ‘Jornal de Angola’ 
são, em regra, dominados pelas notícias de violência doméstica, que logo após a 
guerra civil, conhecem um aumento considerável em todo o país. Aqui, vamos 
sumariamente focalizar apenas alguns casos de violações publicados nas páginas 
do jornal. Pode-se, de uma forma geral, dividi-los em duas partes:

A primeira parte está relacionada à execução sumária de cidadãos no seio de 
famílias, como são os casos referidos mais abaixo. Ainda neste aspecto, verificou-se 
que o jornal deu muito pouco destaque às notícias, e o espaço para o desenvolvi-
mento da mesma é bastante curto, sem uma informação mais apurada.  A notícia 
fica-se pelo título e pouco mais de 6 linhas de descrição dos diferentes casos:

1- 21/01/2008 – título: ‘Adolescente mata irmão supostamente por o pai os 
tratar de forma desigual’

2 - 17/04/2009 – título: ‘Mulher mata marido’

3 - 18/04/2009 – título: ‘Pai mata filho’

4 - 22/05/2009 – ante-título: ‘Luena’; título: ‘Jovem encontrado morto’

Quanto à segunda parte dos casos de execução sumária, estes são praticados por 
uma instituição pública. Trata-se da polícia nacional, sendo que um oficial terá 
matado a sua própria esposa, no exemplo que utilizamos. Aqui convém observar 
que o jornal optou por uma estratégia diferente de apresentação da notícia. A 
notícia, como o título revela, parece não engajar o agente policial ao crime, na 

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   77 25/05/2015   17:29:22



A Ciência ao Serviço do Desenvolvimento?78    

medida em que o mesmo não é associado ao acto. O jornal opta por dar destaque 
ao apoio prestado pela polícia à família da vítima, e em nenhum momento assume 
responsabilidade pelo acontecimento. Diferente do título, a lead informa com 
maiores detalhes o acto praticado pelo agente policial. É a partir desse momento 
que se toma conhecimento que o oficial teria morto a sua própria esposa, como 
é ilustrado a seguir:

Ex: 1 – 26/05/2009 – título ‘Polícia apoia óbito de 
vítima da tragédia do bairro da Cuca’ Lead: Fernanda 
Kandamba morta a tiro no bairro da Cuca pelo 
marido, oficial da polícia.

Fontes de Informação Utilizadas 

Nos artigos do ‘Jornal de Angola’ as fontes de informação geralmente são de âmbito 
institucional. Raramente se observam casos de uso de fontes não-institucionais, 
porquanto o jornal tem como prioridade as informações veiculadas pelas instituições 
públicas como a polícia nacional, órgãos ministeriais, direcções provinciais, 
tribunais, procuradoria, bombeiros e empresas públicas. Verifica-se, igualmente, 
que a polícia nacional é dos órgãos que maior informação fornece ao jornal no que 
diz respeito aos direitos humanos, pois tudo indica haver da parte deste órgão de 
informação um maior nível de confiança nos dados apontados por esta instituição. 
Outras vezes são os órgãos públicos ou instituições públicas que privilegiam o 
‘Jornal de Angola’ por se tratar de um veículo de informação, também ele público, 
daí poder-se constatar que muitos jornalistas são chamados para fazer a cobertura 
das actividades dos órgãos governamentais, e por força disso, reportam em primeira 
mão o resultado desses eventos oficiais.

Notícia  

Na generalidade a notícia ocupa grande parte das informações da seção ‘Sociedade’ do 
‘Jornal de Angola’, por se tratar de um género muito económico, que relacionado com  
o espaço dedicado pelo jornal aos factos sociais e, consequentemente, às questões dos 
direitos humanos, parece satisfazer os seus repórteres. No entanto, raramente outro 
género jornalístico é mais notório nas páginas do ‘Jornal de Angola’ do que a notícia. O 
próprio jornal já foi muito criticado por prescindir dos géneros reportagem e entrevista 
em detrimento da notícia. Aliás, assinala-se que esta parece ser uma tendência na linha 
de abordagem do próprio jornal. 

Reportagem  

A reportagem é dos poucos géneros utilizados pelo jornal, salvo em condições 
muito específicas, que podem derivar de uma actividade de âmbito nacional em 

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   78 25/05/2015   17:29:22



Lázaro: Imprensa e Direitos Humanos 79    

que o jornal é chamado a fazer uma grande cobertura de informação.  Verifica-
se que o jornal, com muito pouca frequência, faz uso desse género para abordar 
questões sobre os direitos humanos.

Entrevista   

As poucas entrevistas apresentadas pelo jornal em relação às questões de direitos 
humanos são geralmente indirectas. Constatou-se assim, que no biénio 2008-2009 
raramente o jornal utilizou o género de entrevista para reportar questões ligadas aos 
direitos humanos, salvo uma entrevista com o Juiz Presidente do Tribunal de Luanda, 
quando falava do excesso de prisões preventivas. Outros momentos de entrevistas 
indirectas foram com a directora provincial da família e promoção da mulher, quando 
esta abordava a questão dos índices de violência doméstica e da visita efectuada pelo 
secretário de Estado para os direitos humanos, às penitenciárias da província do Kuando 
Kubango situada no sudeste de Angola. 

A Função das Fotos no ‘Jornal de Angola’

As fotos são muito pouco utilizadas no espaço ‘Sociedade’ onde o jornal trata de 
matérias relacionadas com os direitos humanos. Verificou-se a existência de um total 
de (9) fotos nos vários artigos publicados, entre eles a categoria: notícia (5), reportagem 
(2) e entrevista também (2), durante o período em análise.

 Direitos Humanos no ‘Semanário Angolense’  

O jornal ‘Angolense’ foi fundado em Novembro de 1997 por um grupo de jornalistas 
com uma vasta experiência acumulada nos órgãos públicos. Este ‘projecto Angolense’, 
que inicialmente envolvia Américo Gonçalves e Graça Campos, desagregou-se anos 
mais tarde. Ambos criaram equipas diferentes, embora mantivessem a designação 
‘Angolense’ nas duas publicações: uma sob direcção de Américo Gonçalves e outra 
com Graça Campos. O grupo dirigido por Graça Campos e Silva Candembo viria a 
refundar a publicação em 2003, com a designação de ‘Semanário Angolense’ já como 
‘Sociedade Semanário Angolense, Lda.’, mudando igualmente de sede e de formato. 
O ‘Semanário Angolense’ e as publicações ‘Folha 8’ e ‘Agora’ contribuíram para a 
consolidação da imprensa escrita praticada em Angola. Apesar dos passos dados na 
evolução do panorama jornalístico angolano, as fontes de informação e os materiais 
logísticos continuaram a marcar as dificuldades da imprensa (Paiva 2005). Outra 
dificuldade com que se deparou o ‘Semanário Angolense’ e outras publicações relaciona-
se com as apreensões dos jornais vendidos nas ruas de Luanda pela polícia nacional. 
Aliás, um dos aspectos que muito tem condicionado a actividade jornalística prende-
se, efectivamente, com a insensibilidade dos órgãos policiais para com o exercício da 
liberdade de informação. O exercício da actividade jornalística num país assolado por 
uma guerra civil de 27 anos afectou de modo severo a relação entre os jornalistas e 

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   79 25/05/2015   17:29:22



A Ciência ao Serviço do Desenvolvimento?80    

os poderes públicos. Vezes sem conta a direcção do ‘Semanário Angolense’ teve de 
enfrentar processos judiciais, o último dos quais movido pelo então ministro da justiça, 
em 2007, que colocou o seu director, Graça Campos, em prisão efectiva. Trinta dias 
depois, este foi absolvido e viu a sua sentença suspensa pelo tribunal supremo, por 
irregularidades detectadas no processo. A posição assumida pela equipa do ‘Semanário 
Angolense’ tem-se mantido irredutível perante os processos judiciais e as pressões de 
natureza política.

Pode-se dizer que o ‘Semanário Angolense’ é um dos jornais independentes mais 
importantes de Angola pelo facto de ter inaugurado temáticas muito sensíveis e que,  
de certo modo, constituíam tabus na sociedade angolana. Trata-se, por exemplo, do 
caso conhecido publicamente como ‘Riqueza mudou de cor. Os Nossos milionários’ 
(de 18 de Janeiro de 2003) e de outras matérias como por exemplo, a matéria intitulada 
‘Afinal, temos milionários’, publicada na edição nº 72, de 31 de Julho a 7 de Agosto de 
2004, na esteira de um tema já publicado no ano anterior; um outro artigo polémico 
intitulado ‘Não bastaram os 500 anos?’ publicado na edição, nº 132, de 1 a 6 de 
Outubro de 2005 ‘mexeu’ novamente com a sociedade angolana. A edição nº 86 de 13 
de Novembro de 2004 cujo título da manchete era ‘Onde estão os brancos e mulatos 
deste país’ e a edição nº 112, de 14 a 21 de Maio de 2005 com a manchete ‘Pouca 
Vergonha’ que retratava a vivência dos cidadãos nacionais homossexuais, de quem a 
sociedade reprovava a orientação sexual, são outros exemplos que podem ser utilizados 
como ilustrações. O próprio jornal ao publicar estas matérias deixou transparecer 
uma certa posição de reprovação em relação ao fenómeno da homossexualidade em 
Angola apesar da tentativa de equilíbrio jornalístico. Um ano mais tarde, o mesmo 
jornal publicou as seguintes manchetes: ‘27 anos no leme’ (edição nº 181, de 16 a 22 
de Setembro de 2006), referente ao mandato do presidente da república, e a manchete 
‘Dos Santos igual a Salazar’ (edição nº 192 de 2 a 8 de Dezembro de 2006), onde se 
estabelece uma comparação entre José Eduardo dos Santos, presidente de Angola e 
António Salazar em Portugal, versando novamente a questão do mandato presidencial.  
O mesmo ‘Semanário Angolense’ instituiu nas suas páginas a rubrica ‘fogo cruzado’, 
com a finalidade de promover o debate de ideias entre os vários protagonistas da esfera 
pública angolana (desde questões políticas, culturais e económicas) que ‘mexiam’ com 
o país. Portanto, o espaço ‘fogo cruzado’, sem sombra de dúvida, foi uma iniciativa 
que contribuiu de maneira decisiva para o debate público sobre temas que envolviam 
a sociedade.

Acontece que a afirmação do ‘Semanário Angolense’ no panorama jornalístico 
nacional não excluiu de todo que este enfrentasse dificuldades financeiras. Por este 
motivo, em 2010, a ‘Sociedade “Semanário Angolense” viu-se forçada pelas regras 
do mercado a vender o seu património ao grupo Media Invest SA., actualmente 
proprietário da publicação. Uma das exigências dos novos proprietários tinha a ver 
com a reformulação da equipa, o que colocava Graça Campos e Silva Candembo fora 
da direcção do jornal.   Passados alguns meses, o próprio ex-director do ‘Semanário 

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   80 25/05/2015   17:29:22



Lázaro: Imprensa e Direitos Humanos 81    

Angolense’, numa entrevista ao jornal ‘O País’ acabou por confirmar que não estaria 
disponível para permanecer na direcção do referido jornal enquanto o mesmo tivesse 
a Media Inves SA. como proprietário. Ou seja, Graça Campos recusou submeter-se às 
regras dos novos proprietários de cuja publicação foi fundador e director.  

Análise do ‘Semanário Angolense’

Assim como para o caso do ‘Jornal de Angola’, para o ‘Semanário Angolense’ 
também levamos a cabo uma sintética investigação de tipo quantitativo-
qualitativo, que vamos tentar resumir, através da leitura da tabela 3 que se segue, 
e que relata os temas e número de artigos publicados sobre direitos humanos, 
entre 2008 e 2009:

Tabela 3: Temas relativos à violação dos DH abordados pelo ‘Semanário 
Angolense’ (2008-2009)

Temas publicados entre 2008-2009
Nr. 

Artigos

Casos de demolições forçadas por parte do Estado e 
expropriação de imóveis

11

Casos de execuções sumárias, baleamentos, detenções arbitrárias 
e outras violações com os relativos seguimentos processuais

15

Total  26

Neste nível de análise tem-se em conta diferentes variáveis, de acordo com os 
temas abordados: ano de publicação (biénio 2008-2009), número de artigos (68), 
número de páginas (98 e meia), número de fotos (86). Os dados recolhidos das 
variáveis estão divididos em categorias analíticas que são: notícia (45); artigos de 
opinião (11), reportagens (8) e entrevistas (4). 

De seguida trataremos com mais detalhes do caso ‘Frescura’ com incidência 
para o ‘Semanário Angolense’ em comparação com o ‘Jornal de Angola’. 

Caso ‘Frescura’

Os casos de execuções sumárias têm abalado de forma violenta a sociedade angolana 
pós-conflito. No dia 23 de Julho de 2008, uma quarta-feira, por volta das 18 horas 
e 30 minutos, homens desconhecidos em composição indeterminada chegaram, 
(numa viatura de marca Hiace) à zona da ‘Frescura’, uma ‘mutamba’3 de jovens 
desse bairro do Sambizanga, onde se puseram a disparar contra tudo e todos. Em 
consequência dos disparos, feitos por homens armados, 8 jovens foram mortos. 
Porém, ouvida a polícia de Luanda, esta referiu desconhecer os autores do crime.  
Por seu turno, familiares e amigos das vítimas, ouvidos pela imprensa, garantiram 

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   81 25/05/2015   17:29:22



A Ciência ao Serviço do Desenvolvimento?82    

terem sido autores do crime agentes da corporação à paisana. De acordo com os 
testemunhos recolhidos pelo ‘Semanário Angolense’, na altura do acontecimento, 
os homens armados que haviam descido de um carro, envolveram-se em conflito 
com os jovens, que se encontravam a conviver na sua pousada de todos os dias, 
disparando inicialmente para o ar, a fim de dispersarem os curiosos. A sessão de 
disparos contra os jovens deu-se logo após os homens armados terem orientado 
que os mesmos se deitassem ao chão. Entre as oito vítimas, cinco dos jovens 
morrem no local do acontecimento e três acabaram por falecer no hospital.

A polícia nacional, segundo o mesmo jornal, distanciou-se publicamente dos 
acontecimentos acabados de mencionar. Contraditoriamente, tanto os familiares 
das vítimas, como os seus amigos, garantiam terem sido agentes à paisana os 
responsáveis pelo sucedido, tendo havido, inclusivamente, a identificação de três 
deles. Por outro lado, havia igualmente relatos do envolvimento indirecto de um 
‘patrulheiro’4, que, segundo uma das testemunhas, estaria a fazer a cobertura da acção 
dos ‘matadores de serviço’. Poucos dias depois do acontecimento, a própria polícia 
apresentou publicamente sete agentes seus como alegados autores do crime.

A tabela 4 que se segue mais abaixo visa ilustrar as principais fontes usadas 
pelo ‘Semanário Angolense’ para a obtenção de informação e a relação com os 
géneros jornalísticos, durante o biénio em causa. 
Tabela 4: Género de artigos, comparados com as fontes utilizadas (2008-2009) 

Tipo de artigo Fontes Utilizadas

Notícia (45)

Rádio Eclésia (10), População (Familiares das vítimas), 
organizações não-governamentais (AJPD, Mãos Livres, Open 
Society) (10); Policia Nacional (5); Organizações sociais das 
Igrejas (10); Global Witness, Amnistia Internacional, Human 
RightsWatch (10)

Breve (6) Fontes alternativas ‘anónimas’

Reportagem (8)
Porta-voz da Polícia (2), populares vítimas da acção (4), 
Ministério da Família e Promoção da Mulher (MINFPM) 
(2)

Entrevista (4)
Procuradoria Geral da República (PGR), deputado da 
UNITA

Opinião (11) Vários autores

O caso mais violento desde que o país alcançou a paz efectiva foi a notícia com o título 
em primeira página: ‘Chacina no Sambizanga’, decorrido em 2008, ou o caso ‘Frescura’ 
como se conhece publicamente. Ambos revelaram com clareza o que tem acontecido na 
sociedade angolana, e o impacto que tais acontecimentos tiveram na imprensa escrita. 
O caso ‘Frescura’ segundo a imprensa escrita, em particular o ‘Semanário Angolense’, 

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   82 25/05/2015   17:29:22



Lázaro: Imprensa e Direitos Humanos 83    

colocou em aberto a difícil relação entre os cidadãos e a polícia nacional. Foi por meio 
da imprensa que o país tomou conhecimento de tal acontecimento.

Desde o momento da cessação das hostilidades entre o governo de Angola e a parte 
substancial da oposição armada que constituía a UNITA, até 22 de Março de 2002, 
não se conhecia qualquer acontecimento público que tivesse ‘mexido’ tanto com a 
‘moral’ pública da sociedade angolana quanto o caso ‘Frescura’. Numa segunda edição 
onde tratava do mesmo caso, o ‘Semanário Angolense’ titulou-o: ‘Massacre da Frescura’. 
O mesmo jornal na altura apresentava o antetítulo ‘Polícia pondera três alternativas’ 
dando conta que a polícia nacional já tinha algumas informações relacionadas com o 
caso. O caso ‘Frescura’ marcou de forma severa e serviu para ‘forçar’ uma reformulação 
na relação entre os agentes da polícia nacional e a população em geral, acto que resultou 
na execução de 8 jovens moradores do bairro do Sambizanga, na periferia de Luanda. 
O bairro do Sambizanga situa-se no município com o mesmo nome, e albergava um 
dos maiores mercados a céu aberto da história de Angola pós-independência. Devido 
à existência do Mercado do Roque Santeiro, o bairro do Sambizanga era apontado 
pelas autoridades oficiais como tendo o maior nível de criminalidade da província de 
Luanda.  Por este fato, a actuação da polícia era igualmente severa, daí que, a pressão 
foi no sentido de reformular os seus métodos de actuação, e para que esta realizasse 
actividades de educação dos seus agentes de modo a se adaptarem ao tempo pós-
conflito, principalmente no sector da ordem pública, por ser este que se relaciona 
directamente com os cidadãos, no dia-a-dia.

Considerações finais

A imprensa angolana tem sido muitas vezes pressionada pelos factos sociais a cobrir, 
envolvendo questões de direitos humanos, outrora invisíveis devido à guerra cometida 
de ambas as partes. Tendo em conta que a análise quer quantitativa, quer qualitativa 
referida nos pontos anteriores já fornece dados relevantes, para a nossa conclusão 
focalizaremos as semelhanças e diferenças mais salientes nas abordagens do ‘Jornal de 
Angola’ e do ‘Semanário Angolense’. 

Durante o biénio 2008-2009 foi notória a preocupação dos dois jornais em abordar 
as violações dos direitos humanos, pois os dados quantitativos existentes, manifestam 
um certo equilíbrio, que corresponde a uma média mínima de quinze artigos, embora 
se realce que o ‘Semanário Angolense’ em detrimento do ‘Jornal de Angola’ ter coberto 
mais acontecimentos. A tendência da média de trinta das matérias cobertas, espelha 
o quanto a imprensa angolana ainda está distante da ampla cobertura de temas sobre 
violações de direitos humanos. Com efeito, é mister reconhecer o crescimento gradual 
da cobertura de matérias com cariz mais social, embora persistam em reportar notícias 
sensacionalistas.

Além do número médio de artigos publicados pelo ‘Jornal de Angola’ e o ‘Semanário 
Angolense’, concernente à cobertura dos direitos humanos, importa sublinhar que 
ambos inserem as notícias na seção de ‘Sociedade’, ou seja, é neste sector que os jornais 

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   83 25/05/2015   17:29:22



A Ciência ao Serviço do Desenvolvimento?84    

têm publicado os assuntos sobre direitos humanos. As diferenças verificadas quanto 
ao tipo de abordagem dos jornais, apresentam-se apenas no formato das notícias. 
Por exemplo, no ‘Semanário Angolense’ o tratamento da notícia é geralmente mais 
aprofundado, ou seja, há um seguimento de uma notícia, diferente do tratamento 
dado pelo ‘Jornal de Angola’, que em apenas uma edição (28 de Agosto de 2008) 
fez referência em primeira página aos autores do crime envolvidos no caso ‘Frescura’, 
embora seja um dos casos mais mediáticos no panorama dos media nacionais. Em 
parte, o seguimento, ou não, de matérias consideradas sensíveis deriva das diferenças 
existente nas linhas editoriais dos dois jornais, sendo que, o ‘Jornal de Angola’ 
prima por uma linha que visa salvaguardar as instituições do Estado, e a defesa das 
autoridades.  A linha editorial do único diário de Angola e com a maior circulação, é 
muitas vezes usada pela direcção do mesmo para defender posições concretas em favor 
das autoridades governamentais, ao passo que o ‘Semanário Angolense’ prima pela 
divulgação de informações das mais variadas sensibilidades do país, embora se possa 
denotar ao mesmo tempo, uma certa tendência em dar voz às instituições e segmentos 
sociais que, de qualquer modo, são marginalizados pelos órgãos públicos. Aqui 
também a linha editorial do ‘Semanário Angolense’ diz-se comprometida com o ‘ser e 
a defesa do angolano’, muitas vezes usada para a chamada de atenção das instituições 
e autoridades governamentais. As diversas fontes de informação têm constituído uma 
variável díspar na cobertura das questões de violações dos direitos humanos entre os 
dois jornais. No caso do ‘Jornal de Angola’ a primazia é dada às fontes institucionais, 
talvez devido ao facto de existir maior confiança por parte desses mesmos órgãos, e de 
diferente modo o ‘Semanário Angolense’ privilegia as fontes não-institucionais, pois 
diz encontrar inúmeras dificuldades de acesso à informação por parte das instituições 
públicas que se recusam a prestá-las, mesmo tratando-se de cobertura de actividades 
oficiais do Estado.

Há uma disparidade quanto ao posicionamento ‘político’ assumido por cada um 
dos dois jornais. No ‘Jornal de Angola’ o posicionamento aparece no editorial e nas 
informações de carácter oficial que quase sempre vão de encontro às autoridades 
policiais e dificilmente de forma crítica; o ‘Semanário Angolense’ situa-se no sentido 
oposto, pois tem desenvolvido um certo equilíbrio no tratamento das peças jornalistas, 
quando muito a atenção recai para a crítica às autoridades policiais, ou de modo geral, 
as instituições públicas. Nos dois casos o posicionamento dos jornais deriva em grande 
medida das linhas editoriais.

O ‘Semanário Angolense’ de acordo com a sua linha editorial tem-se pautado por 
uma postura de defesa da vida e dignidade humana dos cidadãos angolanos, como por 
exemplo: de realçar a cobertura mais que conseguida efectuada pelo jornal, no caso 
‘Frescura’ até ao julgamento e sentença dos culpados. Por seu turno, o mesmo assunto 
(caso ‘Frescura’) foi noticiado apenas numa única ocasião pelo ‘Jornal de Angola’ no 
curso do caso em julgamento, e nem sequer a sentença atribuída aos culpados foi 
motivo de notícia. O ‘Semanário Angolense’ sobre este caso criticou duramente a 
polícia pelo comportamento dos seus agentes no relacionamento com os cidadãos. O 

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   84 25/05/2015   17:29:22



Lázaro: Imprensa e Direitos Humanos 85    

jornal chamou igualmente a atenção das autoridades para maior cautela nas acções, e 
para a necessidade de se prestar maior atenção ao processo de educação dos agentes 
adequando-se ao momento actual vivido no país. O mesmo se pode dizer dos diferentes 
casos de expropriação de terra e demolições feitas pelas autoridades governamentais.

Há ainda uma diferença muito díspar no tratamento das fotografias entre os 
dois jornais, sendo o ‘Semanário Angolense’ o que mais acompanha as notícias com 
fotografias diversas para dar maior visibilidade aos acontecimentos.

No que diz respeito ao ponto de vista dos jornais em matérias de direitos humanos, 
podem-se destacar dois pontos díspares:  

No primeiro caso do ‘Jornal de Angola’ é notório um certo comprometimento dos 
jornalistas na abordagem de assuntos, que de alguma forma, ‘mexem’ com a sensibilidade 
das autoridades governamentais. Assinala-se que os jornalistas partem de um ponto de 
vista de autocensura no tratamento de assuntos ligados aos direitos humanos. Assim 
sendo, a crítica nunca se faz abertamente. É mais frequente verificarem-se abordagens 
dos assuntos de um ponto de vista positivo, ou numa espécie de crítica velada.

No segundo caso, o do ‘Semanário Angolense’, o tratamento dos assuntos é 
geralmente feito de forma clara e aberta. O ponto de vista dos jornalistas apresenta-se 
muito claro, nos textos publicados, sendo que até mesmo as críticas às instituições e 
autoridades são feitas de forma directa e aberta. Muitas vezes os jornalistas reportam 
matérias com títulos bombásticos de modo a provocar reacções da sociedade, e das 
autoridades, em particular. O confronto do contraditório é uma nota a realçar nas 
páginas do ‘Semanário Angolense’, o que difere de forma igualmente notória das 
páginas do ‘Jornal de Angola’. Por exemplo: o ‘Jornal de Angola’ na cobertura que 
fez do caso ‘polícia apoia óbito de vítimas da tragédia do bairro da Cuca’; lead: ‘Luzia 
Fernando Kandamba, morta a tiro, no bairro da Cuca, pelo marido, oficial da polícia’; 
em nenhum momento procurou ouvir outras opiniões no tratamento desse assunto. 
Desde já, porque qualificou o caso como sendo o resultado de uma tragédia, sem, no 
entanto, noticiar a responsabilidade do agente da polícia.

Apesar dos vários esforços e medidas tomadas pelo governo angolano, com o fim de 
incrementar o respeito pelos direitos humanos dos cidadãos, o relatório de 2009 sobre 
os direitos humanos em Angola sugere que o comportamento do governo em termos 
de respeito pelos direitos humanos ainda não atingiu níveis aceitáveis, sendo que as 
violações registadas foram inúmeras e graves. O documento refere que os abusos dos 
direitos humanos incluíram situações como a diminuição dos direitos dos cidadãos de 
elegerem representantes a todos os níveis; assassinatos por parte da polícia, dos militares 
e de forças de segurança privada; tortura, espancamentos e violações por forças da 
segurança; condições duras nas prisões; prisão e detenção arbitrárias; corrupção e 
impunidade das autoridades; um sistema judicial ineficaz e sem independência; longa 
duração da prisão preventiva; inexistência dum processo isento; restrições à liberdade de 
expressão, de imprensa, de reunião e de associação; despejos forçados sem indemnização; 
e discriminação, violência e maus-tratos contra mulheres e crianças (RSPA 2010: 45).

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   85 25/05/2015   17:29:23



A Ciência ao Serviço do Desenvolvimento?86    

Notas

1.	 Artigo publicado a 3 de Julho de 1999 no ‘Semanário Agora’ de autoria do jornalista 
sénior e activista dos direitos humanos, Rafael Marques     

2.	 William Tonet, Aguiar dos Santos, Gilberto Neto e outros - o  primeiro e segundo são 
directores dos Semanários ‘Folha 8’ e ‘Agora’, respectivamente. 

3.	 O termo Mutamba refere-se a um local de lazer dos jovens.
4.	 Carro de campanha policial.

Referências 

Carvalho, P. de, 2010, A campanha eleitoral de 2008 na imprensa de Luanda, Luanda: 
Kilombelombe.

Coelho, S., 1999, Angola – História e estórias da informação, Luanda: Executive Center.
Comerford, M., 2005, O rosto pacífico de Angola: biografia de um processo de paz (1992-

2002), Windhoek: edição do autor.
Fundação Open Society, 2010, Relatório Segurança Pública em Angola, Luanda: Open 

Society-Angola.  
Paiva, M., 2005, ‘Panorama nacional’ in So this is democracy? – State of media freedom in MISA, 

Southern Africa 2005, Windhoek: MISA, pp. 27-36, www.misa.org, 17.09.2011.
Neto, G., 2004, ‘Angola’, in MISA So this is democracy? State media freedom in Southern 

Africa 2004, Windhoek: MISA, pp. 28-36. www.misa.org, 20.09.2011.
Hodges, T., 2001, Angola – Do Afro-Estalinismo ao capitalismo selvagem. Cascais: 

Principia.
Human Rights Watch, 1999, Angola Explicada – Ascensão e queda do processo de paz de 

Lusaka, Nova Iorque: HRW.
Lima, F., 2000, ‘Os media em Angola’, in Nick, S., Koudawo, F., Pluralismo de informação 

nos Palops, Cascais: Principia e Publicações universitárias e científicas, pp. 35-76. 
Mateus, I., 2004, The role of Angolan media during the conflict and in the construction 

of democracy, Conciliation Resources web site. Retrieved August 2006, from http://
www.cr.org/our-work/accord/angola/media.php , 20.03.2012.

Pestana, N. 2005, ‘O poder e a diferenciação social em Angola’, in Cruz e Silva, T., 
Cardoso, C., e Araújo, M., Lusofonia em África: História, democracia e integração 
africana, Dakar: CODESRIA, pp.191-206.

Nyamnjoh, F., 2005, Africa’s Media – Democracy & the politics of belonging, London: Zed 
Books & Pretoria: UNISA Press.

Windrich, E., 1992, ‘Media coverage of the Angolan war’, Africa Today, vol 39, 1/2 
Angola and Mozambique, pp.89-99.

Windrich, E., 2000, ‘The role of clandestine radio in the Angolan War’, International 
Journal of Cultural Studies,  London, vol. 3 (2), pp. 206-218.

5. Lázaro- Imprensa e Direitos Humanos.indd   86 25/05/2015   17:29:23


